Advocacia
Posso ter dois empregos registrados na carteira de trabalho ?

Posso ter dois empregos registrados na carteira de trabalho ?

Em tempos de crise, vezes as pessoas processam uma forma de aumentar sua renda, e uma das muitas soluções é trabalhar em mais de um emprego. Essa situação, no entanto, ainda gera dúvidas entre muitos colaboradores.

Normalmente um funcionário pode ter 2 empregos com 2 registros na carteira de trabalho, mas algumas situações precisam ser observadas.

Inicialmente, para ter dois empregos, os horários de trabalho não podem se sobrepor. Afinal, é impossível fazer trabalhos ao mesmo tempo ou em dois próximos dias do risco de se atrasar para um deles todos os dias. Além disso, falta aumentar ou o descumprimento do cronograma pode resultar em justificação (Art.482 e, CLT).

Também é proibido manter dois empregos ao mesmo tempo, quando o empregado com um de seus funcionários (artigo 48 do Código de Processo Penal).

A situação também é inviável quando um empregado com sua carga pode descumprir um segredo comercial (art. 482, g CLT).

Além disso, é de uma associação ao contrato de trabalho da empresa na hipótese de o empregado ser proibido de realizar outro trabalho, é estabelecido como outro local, ou seja, cidadão de trabalhar em outro local extremo. Lembra da famosa oportunidade de? Isso é! Embora alguns tribunais entendam que tal cláusula é injusta, sempre vale a pena anotá-la no contrato para evitar a dor de cabeça.

Vê-se, portanto, que existe a possibilidade de cumulação de dois contratos de trabalho ao mesmo tempo, desde que um não prejudique o outro .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.